quarta-feira, 8 de outubro de 2014

APRESENTAÇÃO *************************


Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof. Rosa Athayde
Diretora: Karina
Disciplina: Língua Portuguesa
Prof.: Gleyson César
Projeto Mais Educação

Leitura e escrita como exercício da liberdade

Olá!
Sou o Professor Gleyson e leciono Língua Portuguesa.

     E neste espaço virtual mostraremos as produções textuais dos alunos que participaram do projeto Mais Educação com o tema Ler e escrever como exercício da liberdade.
     Deixo claro minha interferência quanto à ortografia, coesão e coerência, mas fiz o possível para preservar as palavras e conservar suas ideias.
   

     Estas produções foram realizadas com os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, em nos meses de agosto, setembro e outubro de 2014.


Observações preliminares
      
     É notável que a turma alterna entre contos fabulosos e realistas, entre eles mitológicos, de terror e de conscientização ambiental. Nas que giram em torno dos ambientes medievais encontramos histórias sobre príncipesprincesasbruxassapos encantadossereias e outros bichos sobrenaturais, tematizando também amor, vida e morte; as de ambiente realista, podemos ver aquelas que acontecem na cidade, em na escolacomércio, campo de futebol, etc., além de poucas produções sobre temas de conscientização ambiental ou atualidades. É importante mencionar também que algumas das produções mesclam vários ambientes, coexistindo muitas vezes o fabuloso e o realista numa mesma história.
     Outro aspecto interessante é que, nas formas originais de algumas produções, foi possível reparar uma relação intrínseca entre narrador e personagem, quando o Eu/autor/narrador confunde-se muitas vezes entre vida real e ficção dentro da história, como se alguns dos alunos vivessem intensamente o que escreviam, sendo eles testemunhas quase fiéis dos fatos. Porém, tudo isso foi trabalhado e modificado para que houvesse maior identificação dos sujeitos, assim como em favor da coerência.
     Vemos também um forte sentimento romântico na maioria das produções, o que é mais recorrente. Isso deixa em evidência a ideia de que é impossível escrever sem o coração. Por isso, em quase todos os desfechos, as histórias terminam em “felizes para sempre”.

     Agradeço a todos os alunos que participaram deste trabalho e também aos coordenadores que tornaram isso possível, como a Professora Andreia, nossa Coordenadora.

Caros leitores, desejo-lhes uma boa viagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário